segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vote no Projeto “A Fada do Dente”!!!


Finalistas - Saúde Mental e Emocional
Projeto “A Fada do Dente” 
Foto: Pedro Bolle / USP Imagens
Parece ficção futurística, mas o fato é que cientistas brasileiros, usando o método chamado reprogramação celular, conseguiram transformer a polpa dentária em uma fonte de células-tronco pluripotentes — ou seja, aquelas que, devidamente induzidas, podem se transformer nos mais diversos tipos de célula do corpo humano. 
No caso deste trabalho finalista, especialistas da Universidade de São Paulo e da Universidade da Califórnia, em San Diego (Estados Unidos), lançaram mão desse método para estudar os mecanismos biológicos por trás do autismo infantil. Eles usaram células-tronco extraídas de dentes de crianças diagnosticadas com o distúrbio para produzir neurônios e compará-los com os de indivíduos não autistas – também obtidos pela mesma técnica. 
Os sintomas do chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluem dificuldades de interação social, déficits de comunicação e comportamentos repetitivos. Como o diagnóstico depende basicamente da observação dessas manifestações, ele acaba sendo feito em geral apenas por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Por isso, conhecer melhor os mecanismos envolvidos no autismo ajudará a detectá-lo (e tratá-lo) mais cedo. 
Além disso, os neurônios obtidos em laboratório podem ser usados para testar medicamentos. A equipe hoje recebe dentes de leite de todo o país, o que possibilitou a criação de um banco de células de pacientes brasileiros com esse transtorno. Um estudo de ponta que poderá impactar na saúde mental de milhares de crianças brasileiras.
Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no autismo através da reprogramação de células-tronco de polpa dentária de pacientes diagnosticados com autismo clássico infantil: Projeto A Fada do Dente
Saiba mais clicando aqui.
Autores: Patricia Beltrão-Braga, Alysson Muotri, Graciela Pignatari, Fabiele Baldino Russo e Isabella Rodrigues Fernandes
Instituições: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails