quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diário de uma autista: Gabriela (enviada de Deus)

Olha que email gostoso que eu recebi hoje!

É da Mariel, mãe da Gabriela. Conheci a Mariel no 1º Encontro Brasileiro de Pesquisa em Autismo em Porto Alegre/RS, em abril deste ano. Essa mamãe me enviou email para compartilhar sua alegria por ter publicado em uma revista a história da Gabriela, sua filha autista.
Me enviou o texto na integra e fotos da gatinha. Que linda!!!

Mensagem especial para a Mariel:
Claro que eu me lembro de você! Nos conhecemos no intervalo da palestra do Dr. Carlos Gadia enquanto eu divulgava o blog. Me me falou com tanto amor da sua filha. Como eu poderia esquecer! Anotei seu email e desde de então envio mensagens. Muito bom saber que o CAMINHOS DO AUTISMO tem sido informativo e acolhedor pra sua família. Continuamos juntas CAMINHANDO!

Como você mesma escreveu: "Vamos divulgar cada vez mais o assunto e mostrar que com amor tudo é possível."


"Sorriso que ilumina nossos dias..."
 Abaixo texto na íntegra e foto da Gabriela.
Esperamos pela publicação! Conte comigo sempre.
Um abraço a todos!
Amanda Bueno

TEXTO ENTREVISTA VICK
Diário de uma autista: Gabriela ( enviada de Deus)

Muitas vezes me pedem para contar: Como é ser uma mãe de autista? como descobrimos? Como diagnosticamos? Como é nossa vida? Como é seu tratamento? Como criamos uma criança especial?

Para contar um pouco dessa experiência única e abençoada vamos dividir com vocês leitores nossa história através de trechos de um diário dedicado a nossa amada Filha, que escrevo desde que ela foi gerada.

1 ano e 5 meses- Querida filha, foi nessa idade que tivemos certeza de que algo não estava certo, pois vínhamos percebendo muitos comportamentos diferentes em você. Tais como: Não responde ao chamado do seu nome, faz pouco contato com o olhar, ainda não fala nada, não utiliza gestos para compensar a falta da fala, não aponta objetos, prefere ao invés de brincar com seus lindos brinquedos brincar com pedrinhas, folhas, prendedores, medindo e comparando os tamanhos de cada um, separa os legos por cores e tamanhos, não imita nada nem ninguém, Não gosta que outros adultos ou crianças toquem em você, não entende o que te pedimos ou te explicamos, chora muito e irrita-se quando tentamos te ensinar as coisas, apresenta estereotipia de bater os braços e mãos como uma borboletinha. Monta sozinha quebra cabeças além da sua idade.

Estamos angustiados pois até agora nenhum médico nos deu um parecer sobre o que tens. Mas não se preocupe por que acima de qualquer coisa você tem nosso amor e estamos fazendo de tudo para buscar ajuda e estaremos sempre do teu lado.

07 de março de 2008- 1 ano e 9 meses- Gabriela hoje levamos você em Santa Maria em uma Psicopedagoga e depois de tantas consultas, tantos exames, tivemos um diagnóstico que ao que tudo indica você apresenta Comportamentos do Espectro Autista, mas ainda precisa ser confirmado por uma Neuropediatra de POA que é especialista em Transtornos de desenvolvimento.

Em primeiro lugar, gostaríamos que você soubesse que esse “diagnóstico não muda em nada o amor incondicional que temos por você e sim vai nos dar uma caminho a seguir e te confesso que hoje estou com medo, assustada, angustiada, com o coração em pedaços, apertado e triste. Mas tudo isso se reduz quando olho nos teus olhos e vejo que sabes que te amamos muito e que és uma menina feliz e que deseja estar aqui do nosso lado e que seu mundo é aqui conosco. Minha menina mamãe jamais vai deixar que você se isole e se perca em nosso mundo, onde quer que esteja ou vá sempre vai querer voltar, pois saberá que teu lugar é aqui com as pessoas que te amam.

Filha, sei que esse é apenas o início de uma grande caminhada, mas agora sabemos por onde ir , mas principalmente “ Por que ir, ou melhor “por quem” e é por você nosso anjo de luz, e de amor que Deus nos confiou que seremos muito fortes, tenho certeza que sabia que serias muito bem vinda e acolhida em nossas vidas, mamãe sempre disse que você era especial e hoje tenho certeza que entenderemos o verdadeiro significado da palavra “ especial”. Todos juntos munidos de muito amor e fé iremos estar do teu lado.

Qual o caminho a seguir? 1 ano e 10 meses- Amor vivemos dias de dúvidas, estudo, dor, angústias mas sobre tudo de muita fé e amor. Finalmente depois de muita leitura, conversas, escolhemos teu tratamento, contratamos uma profissional especialista em Autismo que irá nos orientar em como agir com você e ajudá-la. Prometo a você sempre agir como o coração, fazer por você tudo aquilo que te fizer bem e te deixar feliz.

Filha se realmente “ é através dos olhos da mãe que uma criança descobre o mundo, a vida, meus olhos são teus meu amor.” Por isso sei que tudo vai dar certo, tua mãe está longe de ser uma mulher perfeita , mas o que não falta é amor no coração, força, alegria de viver, fé, determinação. Deus nos abençoe.

Início dos atendimentos- Seu primeiro atendimento começou na Apae, com a Estimulação precoce ( 1x por semana) com uma profissional experiente e comprometida. Escolhemos tua Fonoaudióloga( 3x por semana) pela confiança que tivemos nela, por sua dedicação e sinceridade. Sua escolinha tem sido incansável em nos auxiliar e ajudar, percebemos que você adora estar lá.

Filha sei que está sendo tudo bem difícil para você , pois estranhou essa rotina toda, e chorava muito, mas você como sempre se superando logo logo se adaptou e entendeu que era para seu próprio bem e se ajudou também.

2 anos e 2 meses- Amor da minha vida, conseguimos uma vaga para você na Equoterapia, ainda chora muito, pois é mais uma coisa nova na tua vida, estranha o local, as pessoas, mas sei que tudo vai dar certo a equipe é bem preparada e orientada , e fazem seu atendimento com muito amor.

3 anos- Princesinha de nossa vida, você deu um salto em teu desenvolvimento, seu olhar está muito expressivo, nos mostra teus desejos e teus sentimentos através dele.

Amor teu tratamento continua o mesmo 3x na fono, 2x na estimuladora , 1x na equoterapia e mais acompanhamento em casa.

Tua força de vontade é invejável, creio que tuas primeiras palavras estão bem próximas, pois percebemos que hoje tens prazer em realizar tuas atividade, tua imaginação parece estar despertando, estás imitando bastante e o faz de conta está começando a existir para você. Amada não usa mais fraldas.

Na equoterapia então, a cada dia se supera e nos mostra habilidades novas, anda sozinha no cavalo, com as terapeutas do lado, põe sozinha o capacete, alimenta o cavalo, solta as mãos, acaricia o cavalo, dá beijos, uma gracinha.

Estamos tão felizes com você na escola também, pois estás completamente adaptada e incluída em todas as atividades possíveis, pois todos são incansáveis em te auxiliarem.

És a luz de nossos dias e nossa inspiração.

3 anos e 10 meses- Querida filha Gabriela...você nos surpreende mais e mais, só coisas boas pra te escrever. Estás falando muitas palavrinhas, imitando sons dos animais que você adora. Esses dias entrei em uma sessão tua com a Fono e fiquei encantada com o trabalho de vocês duas juntas. Senti muito orgulho e felicidade por você. Sabe filha às vezes me pego te olhando e não consigo esconder minhas lágrimas de felicidade, ao lembrar do quanto já caminhamos juntas e o quanto ainda temos que caminhar. Hoje me sinto mais forte, mais confiante e sei que você também e que a cada dia nos unimos mais ainda nessa busca, que hoje é nossa pois você já demonstra muito bem o que desejas.

Agradeço a Deus por estar crescendo assim, tão cheia de vida, de alegria, enchendo nossos dias de uma paz verdadeira, a paz do amor. Tudo que desejo nessa vida é ver você e seu irmão, que são a razão do meu viver, felizes, e espero poder ver os seus sonhos realizados, podendo abraçá-los em cada vitória, com nossa família muito unida.

4 anos- Dias felizes- Gabriela sempre vamos procurar fazer o melhor por ti, estamos sempre buscando aquilo que consideramos importante e correto para você e uma medida fundamental para isso é o bom senso e acima de tudo olhos bem abertos a teus sentimentos, anseios, medos , realizações e desejos. Iremos sempre respeitar em 1º. Lugar você como um ser humano que hoje já sabe bem o que deseja, o que gosta e o que não gosta.

Nenhum de nós conhece os mistérios da vida, nem seu significado definitivo, mas, “Acreditamos em você meu amor e sabemos que a vida é uma dádiva preciosas e que com amor, paciência e persistência tudo se torna possível.”

Quando as pessoas hoje perguntam: O que vocês fizeram para que a Gabriela esteja assim tão bem? Sempre respondo inspirada nas palavras de( Goethe ): Nós acima de tudo acreditamos e a tratamos como se ela fosse o que poderia ser e isso a ajudou a se tornar aquilo que era capaz de ser.

O Amor de sua família, amigos, profissionais, a permitiram fazer e realizar aquilo que parecia impossível. Agradeço a deus todos os dias as pessoas que estão do nosso lado pois sem eles certamente não teríamos conseguido.

Gostaríamos de deixar um recado a todos os pais que tem um filho Autista, que estão desconfiando que seu filho tenha o Transtorno: O seu papel , colaboração, afeto, paciência e disponibilidade são fundamentais no desenvolvimento de seu filho. Nunca neguem, escondam ou evitem falar sobre o assunto, pois quanto mais informadas as pessoas estiverem sobre seu filho mais poderão ajudar. Amor, amor, amor, paciência, paciência, paciência...




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails