quinta-feira, 22 de julho de 2010

OLIVER SACKS - Sesc apresenta espetáculo "Cachorro Morto" nesta quarta

O protagonista é portador da Síndrome de Asperger; a história questiona o desejo incessante por entender o mundo

O Sesc Ribeirão apresenta o espetáculo "Cachorro Morto" às 21h desta quarta-feira (21), no galpão de eventos. Os ingressos variam de R$ 2,50 a R$ 10. A classificação é 12 anos.
A peça inspirada na literatura do premiado romance inglês "The Curious Incident of the Dog in the Night-time", de Mark Haddon, "A Música dos Números Primos", de Marcus du Sautoy e no relato "Nascido num Dia Azul", de Daniel Tamme une teatralidade e animação. A história questiona o desejo incessante por entender o mundo.

O protagonista é um portador da Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, que sabe tudo sobre matemática e quase nada sobre seres humanos. Ao multiplicar esse protagonista no corpo de cinco atores em cena, cria uma narrativa que transcede fronteiras estabelecidas. Joaquim sabe de cor todos os países do mundo e suas capitais e também todos números primos de quatro algarismos. Luciana gosta do estado de Massachussets, mas não entende nada de relações humanas. Thiago e Maria Amélia adoram relógios, cálculos e verdades absolutas. Aline odeia amarelo e não suporta ser tocada. Todos esses atores mergulham na ficção para emprestar seus corpos e emoções a uma outra vida, confundindo realidade e ficção.

Mais do que entender o transtorno psiquiátrico, o espetáculo quer aproximar os espectadores de um mundo visto por um outro olhar, um outro raciocínio lógico e outras relações afetivas.

Leonardo Moreira é o diretor e dramaturgo do projeto "Cachorro Morto". Como diretor, essa é sua primeira obra profissional, como dramaturgo, foi premiado pelo "Projeto Seleção Brasil em Cena - Novos Dramaturgos", realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, tendo sido selecionado como um dos Novos Talentos da Dramaturgia Brasileira, com seu texto "Bagagem". Além disso, seu texto "Anônimos" conquistou o Prêmio Miriam Muniz de Teatro em 2007. A Cia Hiato, também concorreu com "ESCURO", a peça que recebeu mais indicações ao prêmio Shell 2010 (texto, direção, atriz, cenário e figurino). Indicação ao prêmio CPT 2010 -dramaturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails