domingo, 24 de janeiro de 2010

INFORMAÇÃO: Centro de Estudos do Genoma Humano - SP

Centro de Estudos do Genoma Humano
Rua do Matão - Travessa 13, nº 106
Telefone: (11) 3091-7966 Ramal 15
Cidade Universitária CEP: 05508-090
São Paulo - SP / Brasil
http://genoma.ib.usp.br/pesquisas/doencas_autismo.php

Autismo
O autismo caracteriza-se por uma tríade de anomalias comportamentais: limitação ou ausência de comunicação verbal, falta de interação social e padrões de comportamento restritos, estereotipados e ritualizados. A manifestação dos sintomas ocorre antes dos três anos de idade e persiste durante a vida adulta. A incidência do autismo é de cinco a cada 1.000 crianças, sendo mais comum no sexo masculino, na razão de quatro homens para cada mulher afetada.
Os sintomas e o grau de comprometimento variam amplamente, por isso é comum referir-se ao autismo como um espectro de transtornos, denominados genericamente de transtornos invasivos do desenvolvimento. Foram estabelecidos critérios de classificação dos transtornos invasivos do desenvolvimento que estão formalizados no Manual de Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiatria e na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) publicada pela Organização Mundial de Saúde.
A origem do autismo ainda é desconhecida, embora os estudos realizados apontem para um forte componente genético. Não há um padrão de herança característico, o que sugere que o autismo seja condicionado por um mecanismo multifatorial, no qual diferentes combinações de alterações genéticas associadas à presença de fatores ambientais predisponentes podem desencadear o aparecimento do distúrbio.
Quadro clínico
Indivíduos autistas apresentam comprometimento na interação social, que se manifesta pela inabilidade no uso de comportamentos não-verbais tais como o contato visual, a expressão facial, a disposição corporal e os gestos. Esse comprometimento na interação social manifesta-se ainda na incapacidade do autista de desenvolver relacionamentos com seus pares e na sua falta de interesse, participação e reciprocidade social. Há comprometimento na comunicação, que se caracteriza pelo atraso ou ausência total de desenvolvimento da fala. Em pacientes que desenvolvem uma fala adequada, permanece uma inabilidade marcante de iniciar ou manter uma conversa. O indivíduo costuma repetir palavras ou frases (ecolalia), cometer erros de reversão pronominal (troca do “você” pelo “eu”) e usar as palavras de maneira própria (idiossincrática).
Com relação às suas atividades e interesses, os autistas são resistentes às mudanças e costumam manter rotinas e rituais. É comum insistirem em determinados movimentos, como abanar as mãos e rodopiar. Freqüentemente preocupam-se excessivamente com determinados assuntos, tais como horários de determinadas atividades ou compromissos.
Alguns autistas (cerca de 20%) apresentam um desenvolvimento relativamente normal durante os primeiros 12 a 24 meses de vida, depois entram em um período de regressão, caracterizado pela perda significativa de habilidades na linguagem.
O retardo mental está presente em cerca de 75% dos autistas. Esses autistas com retardo mental são propensos a se automutilar, batendo com a cabeça ou mordendo as mãos, por exemplo. As convulsões aparecem em 15 a 30% dos casos, 20 a 50% apresentam alterações no eletroencefalograma. Além disso, em 15 a 37% dos casos de autismo ocorre associação com outras manifestações clínicas, incluindo os 5 a 14% que apresentam alterações cromossômicas ou alguma doença genética conhecida. As doenças genéticas mais comumente associadas ao autismo são a síndrome do cromossomo X-frágil, a esclerose tuberosa, as duplicações parciais do cromossomo 15 e a fenilcetonúria não tratada. Outras associações freqüentes incluem a síndrome de Down, a síndrome de Rett, a síndrome de Smith-Magenis, a deleção de 22q13 e a neurofibromatose.
Genes associados ao autismo
Diversos estudos genéticos têm sido realizados, visando identificar genes que conferem susceptibilidade ao autismo. Esses genes podem estar localizados em regiões afetadas por alterações cromossômicas presentes em pacientes com autismo, ou em segmentos cromossômicos compartilhados pelos indivíduos afetados de uma mesma família. Com base nesses estudos, foram localizados genes de susceptibilidade ao autismo nos segmentos 15q, 7q, 3q25-q27, 13q14, 2q e 17q21. A susceptibilidade ao autismo também parece estar associada a uma variante polimórfica do gene GLO1, que está localizado em 6p21.3. Mutações nos genes NLGN3, NLGN4, e MECP2, localizados no cromossomo X, também conferem susceptibilidade ao autismo.
Aconselhamento genético
Assim como em outras anomalias de etiologia multifatorial, a informação sobre os riscos de recorrência do autismo é baseada em estimativas empíricas, ou seja, pela observação direta da recorrência da anomalia em diversas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails